sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sansão e a sedução da cultura

Roger Ellsworth

(Autor, Pastor de uma igreja da Convenção Batista do Sul, nos Estados Unidos. Preletor da XV Conferência Fiel – 1999)

FICHAMENTO


 Nossa palavra sedução vem do latim “sudecere”, que literalmente significa “levar para o lado”. Este vocábulo possui uma conotação negativa, ou seja, implica em que alguém é levado para o lado, afastando-se de uma coisa boa e correta pra algo vil e inferior. Em outras palavras, não significa apenas ser levado para o lado, mas também “ser desencaminhado”.
Não somos capazes de pensar muito sobre alguém que foi seduzido, sem que Sansão nos venha à mente. Ele foi o grande “seduzido” de todos os tempos. [...]
Sansão foi chamado para ser um especial instrumento de Deus, em um tempo quando todo o povo de Deus fora seduzido pela cultura dos filisteus. Na época dos juízes, a nação de Israel se encontrou oprimida por seus ímpios e cruéis vizinhos, em várias ocasiões. Mas, em cada instância, “os filhos de Israel clamaram ao SENHOR” (Jz 3.9,15) 4.3; 6.6-7; 10.10). Quando chegaram ao período em que os filisteus tinham a supremacia sobre Israel, não lemos nada afirmando que o povo clamou a Deus.

Esse foi o ambiente em que Deus chamou Sansão [...] Sansão seria o instrumento de Deus para despertar seu povo e convocá-lo a abandonar a paixão pela cultura filistéia. [...]
Por ter sido dotado com uma força super-humana, Sansão foi, por muito tempo, um poderoso e eficiente instrumento nas mãos de Deus. Enquanto lemos o relato de sua vida, encontramos este refrão: “O Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele” (Jz14. 6,19; 15.14) [...] Seu cabelo era o símbolo de sua força física e sua consagração a Deus, mas a fonte de sua força era o Espírito de Deus. James B. Jordam afirmou: “Não havia qualquer vinculo mágico entre a força e o cabelo de Sansão, mas havia uma conexão espiritual no fato de que Deus outorga força àqueles que são dedicados a Ele; e, no caso de Sansão, sua cabeça dedicada era o sinal de sua separação para Deus.”

Então, Dalila apareceu no cenário da história. Muitos pensam que era uma filistéia; outros imaginam ter sido uma israelita apóstata. A Bíblia não diz. Uma coisa é certa: ela era uma filistéia em seu coração; e mostrou-se tão identificada com os filisteus, que poderia ser contada com um membro deste povo.
[...] Ela deveria, em troca de uma boa quantia de dinheiro, descobrir a fonte da força de Sansão, enquanto os príncipes filisteus estariam escondidos em um quarto. No momento oportuno, eles sairiam e dominariam Sansão. Quando os filhos de Deus aprenderão que sempre existem inimigos escondidos por perto, esperando uma oportunidade de fraqueza, afim de que entrem em cena e causem destruição?
Três vezes Dalila pediu a Sansão que revelasse a fonte de sua força. Três vezes Sansão deu-lhe uma resposta mentirosa. [...]
Finalmente, Dalila importunou Sansão além de sua capacidade de suportar; e revelou a verdadeira fonte de sua força. Quando ele dormiu, ela cortou suas longas tranças, e os filisteus vieram e o levaram preso.

[...] Porque, após se tornar óbvio o que Dalila pretendia, Sansão continuou até que ela o viu falando a respeito da fonte de sua força? [...] Nisto percebemos a fragilidade da natureza humana. Isto não é verdade apenas no que se refere a Sansão; também é verdade no que diz respeito a todos nós. Ficamos enamorados de coisas que sabemos que nos destruirão. Quantas vezes você foi abrasado pelo pecado e se voltava para ele. [...]
Sansão pagou um terrível preço por sua tolice. Os filisteus lhe vazaram os olhos e puseram-no a virar um moinho, no cárcere. [...]

A vitória dos filisteus teve pouca duração. Enquanto Sansão trilhava grão, seu cabelo cresceu e, com ele, o arrependimento. Quando os filisteus trouxeram Sansão a um de seus festivais repleto de bebedice, a força Sansão retornou ao ponto em que ele foi capaz de derrubar as colunas do edifício, matando a si mesmo e os filisteus.

Sansão é uma figura muito apropriada da igreja contemporânea. À semelhança dele, fomos chamados a influenciar nossa cultura, para Cristo. Fomos chamados para ser o sal que ameniza a degeneração moral do reino dos homens e a luz que mostra o caminho para o reino de Deus.


Fomos chamados a influenciar
     nossa cultura, para Cristo.

Fonte: Extraído do livro Fé para Hoje (Revistas 1 a 8) (Páginas 30 a 32)
As figuras foram acrescentadas...

terça-feira, 29 de março de 2011

Cinema - The Lion of Judah: Primeiro filme cristão em 3D será lançado na Páscoa






Desde 2008 a produtora de filmes Eternal Pictures vem preparando um longa de animação infantil com mensagem explicitamente cristã. The Lion of Judah [O Leão de Judá] será lançado em breve como o primeiro filme cristão em 3D da história. Não por acaso, tem sido chamado de “A Paixão de Cristo para crianças”. [...]


Veja a continuação e o trailer na página de notícias.

.: Meditação da Semana .:










Esta semana "lembraremos" do amor de Jesus em ter se entregado por nós, e declararemos também ao Senhor que nossa vida não pertence a nós mas a ele, como fez Paulo que citou essas palavras que estão na imagem. E ao nos determos nessas palavras do Apóstolo Paulo podemos perceber características maravilhosas em sua vida, verdadeiros frutos do Espírito. Vamos, aqui, nos deter rapidamente em algumas virtudes do Apóstolo que ficou clara quando declarou essas palavras, assim podemos também tomar o exemplo para nossas vidas:

 1. O viver é Cristo: Paulo falou que para ele que o viver é Cristo. Que lições podemos tirar nessa afirmação?


  •  Negar a si mesmo, ou seja, não ter a sua vida por preciosa, tomar a sua cruz - Quando ele diz que seu viver é Cristo é porque ele não vive para si mesmo, para fazer a sua vontade. Viver Cristo é viver o evangelho, fazer a  vontade do Pai. É ler, ouvir, guardar, praticar e pregar a Palavra de Deus. Viver Cristo também é Amar a Deus sobre todas as coisas, quem ama a Deus cumpre os seus mandamentos, busca em primeiro lugar o Seu Reino, não busca a Deus para ser servido. Porque quem vive Cristo vive também para servir como Jesus Serviu. Quem vive Cristo não se preocupa com o que haverá de comer, nem beber, nem com o que há de se vestir, não anda preocupado, porque descansa em Deus, confia em Deus.

Uma pergunta: é fácil fazer isso? Não. Mas pela graça de Deus é muito prazeroso.

No Evangelho de Mateus, Jesus nos contou uma parábola: "Também, o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo " Mt 13:44


O tesouro a que essa parábola se refere é o Reino dos Céus, veja que o homem achou esse tesouro e para tê-lo ele vendeu tudo o que tinha, o homem se desfez de tudo quanto tinha para comprar o campo no qual o tesouro estava escondido. Assim, nós também precisamos nos desfazer da velha criatura para adquirir o tesouro, o Reino dos Céus. Não devemos viver para nós mesmos... isso não é algo penoso, na parábola o homem que achou o tesouro se alegrou tanto em achar aquele tesouro que vendeu tudo que tinha pra tê-lo e fez isso com prazer...

Que possamos afirmar também:

Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”(Gl 2,20).




2. e o morrer é lucro: Paulo também afirma que o morrer é lucro.
Essa afirmação é uma consequência da primeira, ou seja, quem vive Cristo, também se alegrará em está junto  dele. Essa afirmação também nos traz lições muito importantes para nossa vida:

  •  A certeza da Salvação - no versículo 23 Paulo diz que é incomparavelmente melhor partir e está junto de cristo. Se ele falou isso ele tinha certeza que seria salvo, e ele tinha porque como ele bem afirmou o seu viver era Cristo. Essa afirmação também mostra uma grande fé, Jesus morreu para nos salvar, nos comprou por um alto preço: seu sangue. E, pra Glória de Deus, Paulo sabia e cria nisto.
Nós, também tendo certeza disso, porque Deus nos revelou, iremos morrer para nós mesmos e viver Cristo.
E se continuarmos lendo os versículos 22,23, 24, 25 e 26 podemos ver que o único motivo pelo qual Paulo desejava permanecer na carne, ou seja, não partir pra junto do Pai era para dar frutos (v.22), porque pensava nas pessoas que precisavam dele (v.24), para ajudar as pessoa a permanecerem na fé (v.25).

Enfim, é assim que deve ser nossa vida. Que o Nosso viver seja Cristo...

Finalmente, quero dizer que se vivermos assim é para Glória de Deus, não nos gloriaremos de nós mesmos, mas glorificaremos ao Senhor, porque ele nos amou Primeiro!

A Paz do Senhor seja com todos Nós!

.: Bem Mais que Tudo .: Aline Barros



Uma linda canção que exalta ao SENHOR e conta do seu amor por nós ao se entregar para morrer por nossos pecados.

sábado, 26 de março de 2011

É Preciso Voltar...

Apocalipse 2:4,5

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caístes, arrepende-te e volta à  prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.



A Paz Do Senhor a Todos!

Estava procurando algo pra escrever, então me veio a memória o sermão do culto de domingo passado (20/03/2011).

Nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse João escreve a mando do Senhor Jesus sete cartas a sete igrejas...
Primeiramente podemos ver a carta escrita a igreja de Éfeso. Nessa carta o Senhor elogia a igreja de Éfeso em alguns aspectos:
- o seu labor;
- a sua perseverança etc.
No entanto nos versículos 4 e 5 o Senhor lhes faz uma exortação, vamos ver quais são e tirá-las também pra nossas vidas.
4. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5. Lembra-te, pois, de onde caístes, arrepende-te e volta à  
prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar
 o teu candeeiro, caso não te arrependas.

A igreja de Éfeso havia abandonado o primeiro amor, o que isso quer dizer?
O seu amor pela obra, pela palavra estava esfriando... já não era como antes, apesar de enfrentar lutas e perseverar a igreja não mantinha mais o amor vivo como outrora tinha,  aqui então me lembro das palavras do Apóstolo Paulo em I Coríntios cap. 13:

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine...

A igreja tinha que voltar as primeiras obras, muitas vezes quando o Senhor nos converte nós sentimos uma sede de fazer algo, ser usado por ele, trabalhar para ele, somos capazes de passar horas lendo a sua palavra ou conversando sobre Jesus com amigos, falando de nossa conversão, sentimos um vazio quando deixamos de ir ao culto, enfim tudo isso que sentimos é o amor em nossos corações... porém ao passar do tempo temos que cuidar para que isso não se acabe, para que não nos acomodemos, para que não achemos que é o bastante ir a igreja uma vez na semana, dar dízimo e ficar apenas sentado ouvindo... É PRECISO VOLTAR à prática das primeiras obras (v.5), diz a palavra.
Que o amor pelo Senhor e pela sua obra estejam sempre vivo nos nossos corações, para a honra e a glória do Altíssimo nosso Deus e Pai!

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS: AO VENCEDOR, DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ARVORE DA VIDA QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS. (V.7)




UMA REFLEXÃO PARA A VIDA


Fio de Cabelo
Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia , olhou no espelho e percebeu  que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.
- Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça..
- Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnífico.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
- Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo.
ATITUDE É TUDO!
Seja mais humano e agradável com as pessoas.
Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
Viva com simplicidade.
Ame generosamente.
Cuide-se intensamente.
Fale com gentileza.
E, principalmente, não reclame.
Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!
E deixe o restante com Deus.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ORAÇÃO

Hoje, dia 4 de março, comemoramos o dia mundial da oração.

Lucas 18.1-8 > A parábola do juiz iníquo.


Jesus nos mostra por meio dessa parábola o "dever de orarmos sempre e nunca desfalecer." (v.1)
Todos nós conhecemos a importancia da oração na vida de um cristão, porém existem algumas dificuldades que se colocam na nossa frente, que torna esse exercício pouco praticado. As dificuldades são:
o cansaço físico, o sono, a preguiça, a dificuldade de se concentrar, a falta de fé etc. Enfim, vários são os empecilhos, que muitas vezes somos nós mesmos que colocamos, que nos levam a negligenciar um ato tão importante. Paulo na carta aos Tessalonicensses diz: orai sem cessar (1 Te 5:17). 

1. Devemos orar sempre e nunca desfalecer;

A parábola conta sobre uma certa viúva que ia ter com um juiz iníquo da cidade, pedindo-lhe que lhe fizesse justiça contra seu adversário. Contudo, apesar de saber da iniquidade daquele juiz a viúva não cessou de lhe pedir. Aqui está a lição que tiramos dessa parábola para nós: temos de orar sempre, sem cessar. De tanto ser importunado aquele juiz atendeu o pedido da mulher, para que ela não voltasse a lhe importunar.
Se aquele Juiz que era um homem injusto v.6, atendeu o pedido daquela mulher. Quanto mais nosso pai não ouvirá nossa oração.


Hebreus 4:15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas,  à nossa semelhança, mas sem pecado.
Hebreus 4:16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

1 Crônicas 7:14 "E se o meu povo, que se chama  pelo meu nome, se humilhar, e orar,  e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos,  então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 





 2. Devemos saber como orar.

Lucas 18: 9-14 > A parábola do fariseu e do publicano

Então, em seguida Jesus nos conta outra parábola a respeito da oração. Nesta parábola vemos dois modelos de oração:

A oração do fariseu e a oração do publicano.

Um deles saiu justificado, outro não.

Como devemos chegar ao Senhor para orar? Devemos nos humilhar, confessar que somos pecadores, não podemos esconder de Deus os nossos pecados, ele sabe de todos. Mas devemos confessá-los e pedir perdão a Deus, reconhecer que sem Ele não podemos fazer o que é bom, não podemos fazer nada Jo 15;5.
Deus é quem nos transforma e nos converte, mas nós precisamos querer e buscar. E como conseguimos isso? pedindo a Deus em oração.  Muitos oram e não tem sua oração respondida, por que?

Tiago 4:3 ~> Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

 Podemos pedir ao SENHOR  para nos ensinar.

E aconteceu que, estando Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos pediu; Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos" (Lucas 11:1).  

 


3. Devemos ouvir Deus falar.

Muitas vezes quando oramos só falamos, falamos... Nós precisamos ouvir Deus falar conosco! Ele fala através de sua palavra. Quando passamos por um problema pedimos orientação a Deus, mas não paramos para ouvir o que ele tem a nos dizer. Então acabamos fazendo a nossa vontade. 
Todos nós já passamos por isso: quando estamos passando por medo, dúvida, tristeza etc. Abrimos a palavra de Deus e lemos justamente aquilo que precisamos, mas ainda dúvidamos. Ouvimos palavras de consolo vindo de Deus e ainda assim continuamos como estava. E quando a palavra é de exortação aí é que pensamos que não é pra nós mesmo. Deus fala conosco atravé de sua palavra. Se o que te disserem não estiver conforme  palavra de Deus não ouça.


João 5:39 ~> Examinai as Escrituras, por que vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.


Fica esse versículo para nossa meditação:

Jó 33.14 ~> Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém niguém atenta para isso.


A Graça e a Paz do SENHOR!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Camisetas UMP

  Esses são alguns modelos, vamos escolher um deles ou se alguem quiser pode sugerir outro...



quarta-feira, 2 de março de 2011

Uma Bela Reflexão Sobre Missões

Certa vez, em uma aldeia, havia um rio que ninguém ousava tomar banho nele, pois era muito fundo e a correnteza era forte. Certo dia um garoto aproximou-se do rio e resolveu entrar. Em poucos instantes o garoto estava gritando por socorro, pois começou a afogar-se. Toda a aldeia veio para ver o que estava acontecendo, mas ninguém ousou entrar. De repente veio uma mulher gritando e chorando pois era o seu filho que estava na água... Um homem vendo o desespero daquela mãe, resolveu entrar para resgatar o garoto, mas impôs uma condição, ele amarraria uma corda em sua cintura e as pessoas que estavam às margens teriam que segurar a outra ponta e puxarem-na assim que ele alcançasse o garoto. E, eles aceitaram a proposta.
Chegando no meio do rio o homem conseguiu agarrar o garoto e gritou para que as pessoas os resgatassem puxando a corda, mas a multidão que estava à margem discutia de quem era a obrigação de segurar a corda. Outros discutiam sobre quem pagaria a corda caso ela fosse arrastada junto com aquele homem. Com isso esqueceram-se de segurar a corda, e os dois foram vencidos pela correnteza... e afogaram-se. Quando deram fé, era tarde demais. 
Este rio representa o mundo, o garoto, as pessoas perdidas sem Jesus, o homem que foi resgatar representa o missionário, e as pessoas que estavam à margem do rio a igreja. Eu não sei onde você se encaixa nesta história, mas reflita nela, pense sobre o que você tem feito por quem está lá, na outra ponta da corda!
“Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem”. Não com a filosofia dos que discutem.

Seis Regras Para Jovens Cristãos

Brownlow North


1. Jamais despreze a oração diária. E, quando orar, lembre que Deus está presente ali, ouvindo suas orações (Hebreus 11.6)

2. Jamais menospreze a leitura diária das Escrituras. E, quando ler, lembre que Deus está falando a você; portanto, precisa crer e agir de acordo com o que Ele diz. Acredito que toda apostasia começa em se negligenciar estas duas regras (João 5.39)

3.Jamais passe um dia sem fazer algo pra Jesus. Todas as noites, medite sobre aquilo que ele fez por você e pergunte a si mesmo: "O que estou fazendo por Ele?" (Mateus 5.13-16)

 4. Se você está em dúvidas acerca de algo ser correto ou errado, dirija-se ao seu quarto, dobre seus joelhos e peça a benção de Deus sobre aquilo (Colossenses 3.17). Se você não puder fazê-lo, aquilo é algo errado (Romanos 14.23).

5. Jamais copie seu cristianismo de outros cristãos ou argumente que tal pessoa faz isso ou aquilo e, por conseguinte, você também pode fazê-lo (2 Coríntios 10.12). Pergunte a si mesmo: "Como o Senhor Jesus agiria em meu lugar?" e esforce-se para segui-Lo (João 10.27)

6. Jamais creia naquilo que você que você sente, se contradiz a Palavra de Deus. Pergunte a si mesmo: "O que eu sinto é verdadeiro, sendo confirmado pela palavra de Deus?" Se ambos não podem ser verdadeiros, creia em Deus e acredite que seu coração está mentindo (Romanos 3.4; 1 João 5.10,11).


Extraído do Livro Fé para hoje: revistas de 1 a 8.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dispõe-te!


Mateus 9:37

" A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros."

Nesse sábado, dia 26 de fevereiro, tivemos uma reunião e pudemos falar sobre um assunto muito importante, que é trabalhar na obra do SENHOR. Então pudemos ver que há muito a ser feito, porém poucos há para fazer. Nesse versículo Jesus fala sobre isso, a carência de trabalhadores na obra  de Deus.
Primeiro temos que nos disponibilizar, o SENHOR deu a cada um de nós dons, será que não estamos guardando ele, quando poderiamos estar usando-o?
Vejamos o exemplo de Isaías:
"Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6:8) 
Isaías repondeu prontamente o chamado do SENHOR, disse: "Eis-me aqui". Deveria ser assim também conosco. Então o primeiro ponto é: Estarmos Dispostos.

Quando estamos dispostos, Deus nos capacita para fazer sua obra. Portanto, o segundo ponto é devemos ser ensináveis, abertos a aprender, prontos a ouvir: "Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1:19), e aprendemos lendo a Bíblia, que é a palavra de Deus.
"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça." (II Timóteo 3:16)

E para aprender a palavra de Deus, precisamos estar cheios do Espírito Santo e precisamos ser mansos e humildes. 
Jesus disse: "Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração, (Mateus 11:29a).

Devemos também lembrar que quando estamos trabalhando para o SENHOR, servindo a ele, precisamos fazer o melhor: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." (Jr 48.10b)
Assim, o terceiro ponto é: precisamos estar determinados e motivados porque a palavra diz:

"Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus."(Lucas 9:62)


Que possamos guardar a palavra do SENHOR no nosso coração, que possamos abrir nossos olhos pra ver... 

"Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem." (João 4: 35b, 36).

Digamos a Deus: " Eis-me aqui, usa-me SENHOR!"

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Salmo 119:9

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra."


O salmo 119 é lembrado por ser o capítulo mais longo da Bíblia. E é nesse Salmo a nossa presente reflexão.
Podemos ver no vs. 9 uma pergunta: de que forma o jovem pode purificar o seu caminho
Purificar é tornar puro, podemos dizer que é não deixar que alguma coisa seja contaminada. E nesse caso o que  devemos evitar de ser contaminado é o nosso caminho.
Caminho aqui pode ser entendido como nossas ações, nossas palavras, nossos pensamentos. Aonde nós estejamos:
- em casa;
- na escola ou faculdade;
- no trabalho;
- na igreja etc.
Essa mensagem está direcionada a nós jovens, ela também pode se referir a quem não é mais tão jovem, mas aqui fala diretamente conosco. Acredito que os jovens são os mais vulneráveis as influências do presente século. Por que estão começando a sua vida, são curiosos, flexíveis, ou seja, se deixam levar porque querem experimentar coisas diferentes. E isso é uma grande armadilha e muitos jovens acabam caindo nela.
Então o que devemos fazer? É simples no próprio versículo está a resposta. Devemos observar nosso caminho conforme a palavra do SENHOR. Um pouco adiante no mesmo capítulo, versículo 11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."
Então aqui está a chave: a palavra de Deus. Ela é a espada (Efésio 6:17) que devemos ter para lutar e vencer. Devemos lê-la, ouvi-la e guarda-la (Apocalipse 1:3), Jesus também nos mandou examiná-las: 
"Examinai as escrituras, porque cuidais ter nela a vida eterna, e são elas que de mim testificam." (João 5:39)
Podemos ver exemplos de jovens na Bíblia que decidiram firmemente não se contaminar:

- Daniel, Daniel 1:8
- José, Gênesis 39: 7,8

Nós jovens não precisamos nos corromper para seguir nossa jornada. É possível nos manter puros nos nossos relacionamentos, nas nossas amizades, na busca da nossa profissão etc. Só não podemos deixar de observar a palavra do SENHOR diante de nossas escolhas e colocar sempre o SENHOR antes de tudo e em tudo que fizermos.                                                                                               




quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aos Jovens

1João 2:14b


" Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."

Nós, Jovens Cristão, devemos nos engajar e ser uma força a mais no grande propósito da igreja de Jesus: promover missões!