sexta-feira, 4 de março de 2011

ORAÇÃO

Hoje, dia 4 de março, comemoramos o dia mundial da oração.

Lucas 18.1-8 > A parábola do juiz iníquo.


Jesus nos mostra por meio dessa parábola o "dever de orarmos sempre e nunca desfalecer." (v.1)
Todos nós conhecemos a importancia da oração na vida de um cristão, porém existem algumas dificuldades que se colocam na nossa frente, que torna esse exercício pouco praticado. As dificuldades são:
o cansaço físico, o sono, a preguiça, a dificuldade de se concentrar, a falta de fé etc. Enfim, vários são os empecilhos, que muitas vezes somos nós mesmos que colocamos, que nos levam a negligenciar um ato tão importante. Paulo na carta aos Tessalonicensses diz: orai sem cessar (1 Te 5:17). 

1. Devemos orar sempre e nunca desfalecer;

A parábola conta sobre uma certa viúva que ia ter com um juiz iníquo da cidade, pedindo-lhe que lhe fizesse justiça contra seu adversário. Contudo, apesar de saber da iniquidade daquele juiz a viúva não cessou de lhe pedir. Aqui está a lição que tiramos dessa parábola para nós: temos de orar sempre, sem cessar. De tanto ser importunado aquele juiz atendeu o pedido da mulher, para que ela não voltasse a lhe importunar.
Se aquele Juiz que era um homem injusto v.6, atendeu o pedido daquela mulher. Quanto mais nosso pai não ouvirá nossa oração.


Hebreus 4:15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas,  à nossa semelhança, mas sem pecado.
Hebreus 4:16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

1 Crônicas 7:14 "E se o meu povo, que se chama  pelo meu nome, se humilhar, e orar,  e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos,  então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 





 2. Devemos saber como orar.

Lucas 18: 9-14 > A parábola do fariseu e do publicano

Então, em seguida Jesus nos conta outra parábola a respeito da oração. Nesta parábola vemos dois modelos de oração:

A oração do fariseu e a oração do publicano.

Um deles saiu justificado, outro não.

Como devemos chegar ao Senhor para orar? Devemos nos humilhar, confessar que somos pecadores, não podemos esconder de Deus os nossos pecados, ele sabe de todos. Mas devemos confessá-los e pedir perdão a Deus, reconhecer que sem Ele não podemos fazer o que é bom, não podemos fazer nada Jo 15;5.
Deus é quem nos transforma e nos converte, mas nós precisamos querer e buscar. E como conseguimos isso? pedindo a Deus em oração.  Muitos oram e não tem sua oração respondida, por que?

Tiago 4:3 ~> Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

 Podemos pedir ao SENHOR  para nos ensinar.

E aconteceu que, estando Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos pediu; Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos" (Lucas 11:1).  

 


3. Devemos ouvir Deus falar.

Muitas vezes quando oramos só falamos, falamos... Nós precisamos ouvir Deus falar conosco! Ele fala através de sua palavra. Quando passamos por um problema pedimos orientação a Deus, mas não paramos para ouvir o que ele tem a nos dizer. Então acabamos fazendo a nossa vontade. 
Todos nós já passamos por isso: quando estamos passando por medo, dúvida, tristeza etc. Abrimos a palavra de Deus e lemos justamente aquilo que precisamos, mas ainda dúvidamos. Ouvimos palavras de consolo vindo de Deus e ainda assim continuamos como estava. E quando a palavra é de exortação aí é que pensamos que não é pra nós mesmo. Deus fala conosco atravé de sua palavra. Se o que te disserem não estiver conforme  palavra de Deus não ouça.


João 5:39 ~> Examinai as Escrituras, por que vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.


Fica esse versículo para nossa meditação:

Jó 33.14 ~> Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém niguém atenta para isso.


A Graça e a Paz do SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário