sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Salmo 119:9

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra."


O salmo 119 é lembrado por ser o capítulo mais longo da Bíblia. E é nesse Salmo a nossa presente reflexão.
Podemos ver no vs. 9 uma pergunta: de que forma o jovem pode purificar o seu caminho
Purificar é tornar puro, podemos dizer que é não deixar que alguma coisa seja contaminada. E nesse caso o que  devemos evitar de ser contaminado é o nosso caminho.
Caminho aqui pode ser entendido como nossas ações, nossas palavras, nossos pensamentos. Aonde nós estejamos:
- em casa;
- na escola ou faculdade;
- no trabalho;
- na igreja etc.
Essa mensagem está direcionada a nós jovens, ela também pode se referir a quem não é mais tão jovem, mas aqui fala diretamente conosco. Acredito que os jovens são os mais vulneráveis as influências do presente século. Por que estão começando a sua vida, são curiosos, flexíveis, ou seja, se deixam levar porque querem experimentar coisas diferentes. E isso é uma grande armadilha e muitos jovens acabam caindo nela.
Então o que devemos fazer? É simples no próprio versículo está a resposta. Devemos observar nosso caminho conforme a palavra do SENHOR. Um pouco adiante no mesmo capítulo, versículo 11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."
Então aqui está a chave: a palavra de Deus. Ela é a espada (Efésio 6:17) que devemos ter para lutar e vencer. Devemos lê-la, ouvi-la e guarda-la (Apocalipse 1:3), Jesus também nos mandou examiná-las: 
"Examinai as escrituras, porque cuidais ter nela a vida eterna, e são elas que de mim testificam." (João 5:39)
Podemos ver exemplos de jovens na Bíblia que decidiram firmemente não se contaminar:

- Daniel, Daniel 1:8
- José, Gênesis 39: 7,8

Nós jovens não precisamos nos corromper para seguir nossa jornada. É possível nos manter puros nos nossos relacionamentos, nas nossas amizades, na busca da nossa profissão etc. Só não podemos deixar de observar a palavra do SENHOR diante de nossas escolhas e colocar sempre o SENHOR antes de tudo e em tudo que fizermos.                                                                                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário